Após 12 dias, chega ao fim o movimento paredista dos professores municipais de Alagoinhas. Após Assembleia da categoria realizada na tarde de hoje(14), os profissionais da educação resolveram aceitar a proposta da prefeitura e retornar ao trabalho.
Após o Governo Joaquim Neto acenar com o pagamento dos precatórios do FUNDEF na semana passada, os professores ainda pleiteavam valores referentes a antecipação do salário de janeiro e o 1/3 de férias. Também pediam a aplicação do reajuste do piso do magistério em 33,24% que foi determinado pelo presidente Bolsonaro.
Hoje pela manhã, o Governo se comprometeu a destinar R$2,3 milhões a titulo de restituição aos professores por valores referentes a antecipação do salário de janeiro e o 1/3 de férias. Também se comprometeu a aplicar o reajuste do piso do magistério.
Diante da proposta, a categoria decidiu fechar o acordo.
Agora prefeitura e sindicato devem se reunir para discutir a volta às aulas marcada para a próxima quinta-feira(17). Existem pontos de questionamento sobre a estrutura das escolas da rede municipal de ensino e as normas de bio-segurança. Discussões sobre o tema devem ocorrer nos próximos dias.
Por Caio Pimenta para o News Infoco