[sg_popup id=”11418″ event=”inherit”][/sg_popup]O Governo Joaquim Neto não chancelará o toque de recolher das 18 horas às 5 horas em Alagoinhas, como disposto pelo governador Rui Costa, através do decreto estadual n 19.892, publicado ontem(03) no diário oficial do estado.

Na última sexta-feira(31), o prefeito Joaquim Neto já havia decretado o toque de recolher das 21 horas às 5 horas, além da permissão do comércio de Alagoinhas funcionar até as 17 horas. Joaquim pretende manter esse decreto até o dia 09 de agosto, onde após uma avaliação poderá prorrogar ou não.

A prefeitura diz que não acatará o que determina o decreto estadual e manterá a fiscalização da circulação de pessoas nas ruas somente a partir das 21 horas.

O site News Infoco apurou que houve uma reunião entre prefeitos de diversas cidades em que o governador comunicou a possibilidade de endurecimento nas restrições de circulação de pessoas e do comércio. Já curado da covid-19, o prefeito Joaquim Neto foi contra a adoção de novas medidas deste tipo no municipio, pedindo um prazo pra que a prefeitura pudesse avaliar os números desta semana com relação aos infectados. Porém tudo indica que a reunião não era para discutir e sim comunicar uma decisão já tomada pelo governador, que mesmo após ouvir a negativa incluiu Alagoinhas no rol de cidades com restrição de circulação de pessoas a partir de 18 horas.

No mês passado várias atividades econômicas em Alagoinhas foram proibidas de funcionar por determinação do governo do estado. Na ocasião, o prefeito Joaquim Neto estava afastado temporariamente de suas funções devido ter sido infectado pelo coronavirus.

Em recente entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio web 2 de Julho, o prefeito criticou a medida adotada pelo governo do estado com relação ao comércio local. Agora, diante de uma nova restrição, o prefeito decide não acatar.

Há uma discussão juridica muito grande acerca da legalidade ou não do Governo do Estado poder interferir na organização e funcionamnto dos comércios locais, já que a Constituição confere aos municipios tal responsabilidade.

Alagoinhas iniciou a semana apresentando números melhores do que a semana anterior. De acordo com o último boletim epidemiológico Alagoinhas possui 368 casos ativos no município e apenas 19 internados. Na semana passada o número de casos ativos passou de 500 e mais de 20 internados. A cidade também não sofre com falta de leitos de UTI.

A prefeitura tem reforçado as equipes de saúde para testar o maior número possível de pessoas, distribuiu kits coronavírus, com remédios que ajudam a combater os sintomas da doenças, e determinou a abertura dos postos de saúde para atender a população. Ao que tudo indica, as medidas tem surtido efeito.

Por Caio Pimenta para o News Infoco