A Guarda Municipal de Alagoinhas está cada vez mais atuando de maneira ampla para garantir a segurança, obtendo seguidos avanços e reconhecimento público. Segundo entrevista da comandante, Renata Fortaleza, para o programa Primeira Mão, nesta quinta-feira(21), a corporação já pode portar armas, está equipada com viaturas e conta com uma rede eficiente de alarmes em prédios públicos.. Espera-se, para dezembro, a instalação de câmeras de segurança em locais importantes, incluindo as praças públicas e a compra de armas e munições até fevereiro de 2020.

Haroldo Azi, âncora do programa, perguntou se, com esse aporte logístico, a Guarda Municipal estará fortalecida para combater o vandalismo. A comandante afirmou que sim, informando ainda que o índice de assaltos tem diminuído, sobretudo em escolas. Segundo ela, a ronda escolar tanto protege alunos, professores e funcionários como contribui com disciplina no ambiente de ensino, um dos pontos críticos do setor de educação, bem como ajuda a coibir comportamentos abusivos nas imediações de prédios públicos.

Perguntada pelo comentarista, Caio Pimenta, sobre as ações mais relevantes da unidade, ela começou mencionando a Patrulha Maria da Penha em conjunto com a Polícia Militar, que se apresenta como um importante fator de combate à agressão desferida contra a mulher. Fortaleza conta que, entre as vítimas que solicitaram medida protetiva, mais de 90% delas não sofreram com reincidências. Para ela, muitos agressores se sentiram inibidos com a existência de um grupamento apto a chegar ao local da ameaça de violência com prontidão. A Guarda conta com 37 mulheres em seu efetivo, isso facilita um tratamento especial para esse tipo de ocorrência. Os agentes já estão portando armas de propriedade pessoal, mas, até fevereiro, estarão equipados com dispositivos institucionais e poderão agir de forma integrada com a Polícia Militar.

A corporação tem agido ativamente em eventos públicos como São João, Expo Alagoinhas e diversas reuniões, seminários e encontros. Os agentes municipais de segurança públicos também acompanham o trabalho de funcionários que atuam externamente, principalmente protegendo aqueles que operam em bairros de alta periculosidade. Esse policiamento facilita ainda ações que possam gerar atrito com o cidadão como vistorias, cortes de água e aplicação de multas. O grupamento também realiza palestras em escolas e até participa de reuniões de pais e mestres para advertir sobre fatores de violência e orientar sobre medidas de prevenção.

Para acionar a Guarda Municipal pode-se ligar para 153 ou para 3423-8324.

Acompanhe a entrevista concedida pela comandante da Guarda Municipal de Alagoinhas, Renata Fortaleza:

Por Paulo Dias para o News Infoco