Direto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), participou ao vivo na manhã desta terça-feira (28) do programa Primeira Mão, da Rádio Ouro Negro FM, apresentado por Caio Pimenta. Durante a entrevista, o gestor compartilhou impressões sobre a Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico (APCS) & Fórum dos Prefeitos 2025, evento que reúne mais de 600 líderes urbanos de todo o mundo.

“É o maior encontro internacional de prefeitos da história. São dias intensos, com muitas palestras e troca de experiências sobre temas como sustentabilidade, acessibilidade, segurança pública, inteligência artificial e desenvolvimento urbano. Para nós, é uma oportunidade de enxergar o que o mundo está discutindo e trazer ideias que possam transformar Alagoinhas”, afirmou o prefeito.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Deraldo Carlos, Gustavo integra a comitiva brasileira composta por 15 prefeitos. O convite foi feito pela Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, que custou integralmente as despesas da viagem, incluindo passagem, hospedagem e alimentação.

Durante a conversa com Caio Pimenta, o prefeito ressaltou o simbolismo de estar em uma cidade que se transformou em potência global em apenas 50 anos.

“Dubai é um exemplo de resiliência. Um povo que venceu o deserto e as dificuldades naturais para construir uma das economias mais fortes do mundo. A grande lição daqui é que o desenvolvimento só faz sentido quando melhora a vida das pessoas”, disse.

Além das palestras, Gustavo contou que o evento tem sido um espaço de diálogo entre gestores de diferentes países e destacou a importância da presença de Deraldo Carlos.

“Trouxemos o secretário de Desenvolvimento Econômico justamente porque este é um ambiente voltado para negócios, inovação e parcerias. É um momento de aprendizado, mas também de prospecção para futuras oportunidades”, pontuou.

O prefeito revelou ainda a emoção de representar Alagoinhas em um evento dessa dimensão e adiantou que pretende compartilhar as experiências vividas em Dubai com a equipe de governo ao retornar ao Brasil.

“Quando recebi o certificado de participação, disse que esse diploma não é meu, é da nossa cidade. Estou aqui representando o povo de Alagoinhas e buscando o melhor para o nosso futuro”, concluiu.

Gustavo Carmo encerra sua agenda internacional nesta quarta-feira (29), retornando ao Brasil após uma semana de imersão em debates sobre o futuro das cidades.

Fonte: Alagonews