A Fundação Hemoba realiza, entre os dias 24 e 29 de novembro, a Semana do Doador em todas as suas unidades na capital e no interior do estado. Com o tema “Doe sangue, entre no ritmo da vida”, a campanha deste ano contará com a participação especial do cantor Tony Salles, que será o padrinho oficial da iniciativa.

A ação ocorre simultaneamente em todos os hemocentros do país e tem como objetivo homenagear os doadores voluntários de sangue e conscientizar a população sobre a importância da doação regular, que ajuda manter os estoques e atender os pacientes em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e doenças hematológicas.

Tony Salles afirmou sentir-se honrado em fazer parte dessa campanha e de poder divulgar através do seu trabalho uma causa tão importante e necessária para a sociedade: “Poder levar essa campanha mais longe ainda através do meu trabalho, dos meus fãs e das pessoas que curtem o meu trabalho é pra mim muito especial. Estou muito feliz, honrado e agradecido pelo convite da Hemoba”, declarou Tony.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente — índice abaixo da média ideal de 2% recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e distante dos 3% a 5% registrados em alguns países europeus. “Mais do que uma campanha, a Semana do Doador é uma oportunidade de reconhecer a generosidade dos nossos doadores e mobilizar novos voluntários para esse gesto que salva vidas. A presença do cantor Tony Salles como embaixador nos ajuda a ampliar essa mensagem essencial para toda a população, garantindo que nenhum paciente deixe de ser atendido por falta de sangue”, destacou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Para doar, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Bahia.Ba