O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) junto à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), certificou, no dia 13 de março, 15 jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Comunidade de Atendimento Socioeducativo da Cia/Aeroporto (CASE-CIA). Os adolescentes concluíram o curso de qualificação profissional Pães Especiais, ofertado a partir de uma parceria entre as instituições.

“Estamos orgulhosos de participar de um projeto social dessa natureza pela sua força, caráter social e, sobretudo, pela perspectiva de mudança de vida, através da inserção no mundo do trabalho, e o consequente resgate da cidadania perdida por longos três anos, período em que se encontram privados de liberdade e, portanto, fora do convívio com seus parentes e a sociedade. É a experiência de vivenciar a autoestima dos alunos após cada curso concluído e a certeza de que podermos proporcionar de alguma forma, a sua qualificação profissional”, pontuou a chefe do Departamento de Relações Comunitárias, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Vera Lúcia Mendes.

Os concluintes que atingirem a idade máxima permitida para a internação (21 anos), serão liberados, tendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar da Fundac, através do Programa de Atendimento a Egressos, a fim de garantir a construção de autonomia do jovem e a melhor reinserção à sociedade.

IFBA +Fundac

parceria entre o IFBA e a Fundac foi assinada em 2016, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de cursos de capacitação e qualificação para jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Desde então, recursos foram investidos pelo Instituto, através da Proex, com destaque ao processo seletivo de instrutores para os cursos. 

O primeiro curso a ser ofertado foi o de Auxiliar de Panificação, realizado em 2016. Da turma de jovens, 15 concluíram e foram certificados em 2017.

Fonte:Ifba