Para quem imaginava que Joseildo Ramos não conseguiria se eleger deputado federal, o “catigoria” deu uma resposta… E foi nas urnas. Se em Alagoinhas apresentou uma leve queda nos seus números em comparação com a eleição passada, ele conseguiu manter o posto de deputado federal mais votado da cidade e ampliou sua votação por outros municípios baianos. Joseildo Ramos entrará em 2023 pela porta da frente da Câmara dos Deputados, sem essa de “deputado biônico”( Joseildo era suplente e só conseguiu assumir o mandato, após interferência do governador Rui Costa que retirou quem estava na frente).
O feito de Joseildo Ramos ainda traz outras constatações, entre elas: Ele está dois passos a frente que o PT alagoinhense. Nesta eleição, Joseildo perdeu vários apoios dentro do diretório local do partido, perdeu ainda apoio de sindicatos que haviam lhe dado apoio na eleição de 2108. Curiosamente, sem esses apoios, Joseildo conseguiu se eleger com 104.208 votos, uma votação muito superior que a conquistada em 2018. Não é só isso, com a derrota de Radiovaldo Costa na briga por uma vaga a deputado estadual, Joseildo Ramos se mantém como principal nome do partido na cidade.
A postura política de Joseildo também tem deixado explicito esse distanciamento entre ele e componentes do diretório municipal. Enquanto na Câmara Municipal o partido se coloca na oposição ao Governo Joaquim Neto, o deputado se mostrou parceiro deste mesmo Governo, destinando emendas, aparecendo ao lado do prefeito, algo impensado nos tempos de Paulo Cezar. A imagem de Joseildo junto com Ludmilla e Joaquim Neto na festa de comemoração pela conquista eleitoral de ambos deixou claro a parceria Joseildo/Joaquim.
Curiosisade: Desde sua chegada a prefeitura de Alagoinhas em 2000, um a um, as lideranças políticas de esquerda foram sumindo ou perdendo força. Há quem diga que por influência direta do próprio Joseildo para acabar com a concorrencia. A verdade é que se você olhar os componentes da Frente Dois de Julho(Frente que elegeu Joseildo prefeito) você percebe que muitos tombaram no caminho. Bom, se essa foi a tática de Joseildo para se manter politicamente… Até aqui tem dado certo.
Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.