O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, declarou nesta sexta-feira (4) que autorizou os deputados federais da legenda a votarem livremente a favor da proposta que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Segundo Kassab, a bancada está dividida sobre o tema, e a condução do posicionamento tem sido feita pelo líder do partido na Câmara, o baiano Antônio Brito. “Vamos respeitar a posição de cada um. Temos o maior respeito por todas as posições”, afirmou, em entrevista à Folha de S.Paulo.
A flexibilização da orientação interna acontece após o vice-líder do partido na Câmara, Reinhold Stephanes (PR), assinar o pedido de urgência para a tramitação do projeto de lei que prevê anistia aos presos pelos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes.
A proposta tem sido impulsionada por parlamentares da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegaram a obstruir votações na Casa com o objetivo de forçar a análise do PL, mas sem sucesso até o momento.