Ônibus velhos estão com os dias contados no município de Alagoinhas. O melhor é que a população está sendo ouvida através de Audiências Públicas, realizadas na Câmara de Vereadores e nos bairros da cidade. A Superintendência de Transporte e Trânsito- SMTT – está na reta final para entregar o modelo licitatório para os transportes públicos no município, que está sendo discutido pela população. Na manhã de hoje(25), durante entrevista ao programa Primeira Mão, o procurador juridico da SMTT, Hilton Ribeiro, já adiantou que na licitação será exigido das empresas uma frota de 20% de ônibus novos e o restante com no máximo cinco anos.  A frota atual no município tem uma média de 16 anos de estrada, segundo o próprio procurador.

Em todo canto, a população faz coro, ninguém quer mais andar em sucatas. Outra novidade é que a integração será total, incluindo o acesso à Uneb e à Unirb, com a possibilidade de subsídio público. A acessibilidade a cadeirantes será de 100%, não apenas de 10% como prevê a lei. Um estudo feito sobre unidades elevatórias da frota atual constatou que em parte dos ônibus, os motoristas não sabiam operá-las e uma outra parte estava simplesmente quebrada. Já está também definido que todas as gratuidades permanecerão inalteradas. As tarifas terão que contemplar os custos operacionais, contudo observando o orçamento familiar. Hilton considera que o que está sendo feito agora é mais que uma licitação, um verdadeiro marco regulatório do transporte público.

Haroldo Azi, âncora do programa, questionou se as exigências não poderiam esvaziar o certame. O procurador adiantou que empresas estão entrando em contato e algumas delas têm ônibus sobrando parados nas garagens. “Vamos impedir que as empresas tomem a iniciativa do aumento, ele será previsto para ser anual com regras pré-fixadas”. Hilton revela que em determinado governo, se ficou três anos sem reajustes, acarretando em envelhecimento da frota, dívidas para as empresas e baixos salários.

Outra novidade é com relação a estação das vans que está em fase final de acabamento e contará com uma área de transbordo, onde os veículos ficarão estacionados esperando o horário de circulação. Os vendedores deslocados da Lourival Batista serão os ocupantes das áreas de comércio do novo terminal, que homenageará, com o nome, o Cel Pedro Lemos Carnaúba, o primeiro gestor do SMTT.

Acompanhe a entrevista concedida pelo procurador da SMTT Hilton Ribeiro para o programa Primeira Mão:

Por Paulo Dias para o News Infoco