O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Régis (DEM), foi ao Twitter na tarde desta sexta-feira (12) e anunciou que proporá a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a atuação da Federação Baiana de Futebol (FBF), inclusive a gestão do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, quando à frente da instituição baiana.
Essa é a segunda manifestação de parlamentar baiano nesta sexta propondo CPI para investigar órgãos ligados ao futebol. Mais cedo, o deputado federal Mário Negromonte Júnior (PP) propôs a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os erros de arbitragem nas partidas do Campeonato Brasileiro de Futebol. A ação ocorreu após o erro clamoroso de arbitragem na partida de ontem do Bahia contra o Flamengo – o tricolor baiano ainda foi prejudicado nas partidas anteriores contra São Paulo e Juventude.
“Vamos propor na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) a criação de uma CPI da Federação Baiana de Futebol (FBF) com o objetivo de investigar a atuação da instituição, inclusive a gestão de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF”, escreveu Sandro Régis, sobre a proposta de criação da CPI na Assembleia baiana. Ele pontuou que serão buscadas respostas a três perguntas: “por que o futebol baiano mantém a mesma estrutura de poder há mais de 20 anos; como é o processo eleitoral para a presidência da FBF e qual é a influência atual de Ednaldo Rodrigues na FBF.
“Também vamos procurar saber como a FBF trabalha para proteger os clubes baianos de prejuízos com a arbitragem brasileira. Queremos transparência acima de tudo. O povo baiano, tão apaixonado por futebol, merece respeito e precisa de respostas”, disse o parlamentar do Democratas.
Politicalivre