Livro sobre a primeira vereadora de Alagoinhas, Áurea Cravo, é lançado

0
8

Livro retrata posse e mandato da primeira vereadora de Alagoinhas, Áurea Cravo.

O núcleo de pós-crítica da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, iniciou a recuperação, desinfecção e em seguida será feita a digitalização da ata da Câmara Municipal de Alagoinhas do ano de 1932, período da posse e mandato da primeira mulher eleita para o Legislativo municipal, Áurea Cravo.

A equipe do Memorial e Escola do Legislativo foi convidada a acompanhar o processo na tarde de ontem (30), no laboratório de recuperação de documentos da instituição, fruto de um convênio celebrado entre a Câmara e a UNEB.

A ata de 1932 é considerada uma das mais importantes, daí o convite do professor Osmar Moreira, coordenador do curso de Mestrado em Crítica de Artes, ao diretor da Escola do Legislativo, Vanderley Soares, e Ivanildo Santos, servidor da Câmara e lotado no Memorial, que viram como é feito todo o processo de recuperação.

Desde que o convênio entre a UNEB e a Câmara foi firmado, uma ideia do atual presidente, vereador Cleto da Banana, já foram recuperadas dezenas de atas, que já estão sendo disponibilizadas no site da UNEB, e futuramente estarão fisicamente na Câmara, num local adequado e fora de contaminação.

O acervo de documentos e atas históricas da Câmara contém centenas de atas. Desde que o convênio foi instituído, mais de 50 atas já foram entregues e muitas outras estão em processo de higienização, recuperação e digitalização.

“É um trabalho fantástico, feito com critérios técnicos e, se bem acondicionados, esses documentos estarão preservados para toda a vida”, disse o professor Osmar Moreira, responsável pelo trabalho, que conta com uma equipe de sete estagiários.

Segundo o professor, já são mais de 40 mil páginas digitalizadas, fotos e documentos que servirão para arquivo e pesquisa. Ao Memorial caberá o papel de contar a história de cada momento da Câmara e disponibilizá-lo à pesquisa e debate.

Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas

Fotos – Vanderley Soares