O jornalista Belmiro Deusdete, detentor em memória das histórias de Alagoinhas, seus munícipes e seus passantes, recorda que a rua Francisco Baptista e a avenida Lourival Baptista não levam esses nomes por acaso, e têm mais relação com as pessoas da cidade do imaginamos.
Francisco Baptista era o entrerriense pai do senador Lourival Baptista, também entrerriense e que fincou os pés em Sergipe, ocupando os cargos mais importantes do Legislativo e do Executivo.

Em Alagoinhas, eles são homenageados em dois logradouros públicos mais movimentados da cidade. A rua Francisco Baptista, principal acesso de quem vem da Rua do Catu, Teresópolis e de cidades vizinhas como Aramari e Ouriçangas, e a avenida senador Lourival Baptista, principal acesso à Central de Abastecimento.
O nome da avenida Lourival Baptista não foi por acaso, conta Belmiro. O senador sergipano morou, estudou e saiu daqui para ser um dos homens mais importantes de Sergipe, onde, como médico, se popularizou, foi prefeito de São Cristóvão, deputado estadual, deputado federal e senador da República.
Ele chegou muito jovem com a família vindo de Entre Rios, mas seu pai, Francisco Baptista, já era um empreendedor em Alagoinhas, proprietário de muitos imóveis na rua que hoje leva seu nome, e que ficou muito conhecida como a rua do Café Ubarão, onde, ainda jovem, Belmiro ganhou dos pais uma sapataria, depois vendida a dona Socorro e seu esposo, seu João, transformada em Casa de Calçados São Jorge, que funciona até os dias atuais.





























