O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu nesta quarta-feira (11), durante cerimônia no Palácio do Planalto, com uma pequena lesão no couro cabeludo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), a marca é fruto de um procedimento dermatológico realizado na noite do último domingo (8), em São Paulo, para a retirada de uma queratose (acúmulo de pele).
A intervenção foi feita com bisturi elétrico por meio de cauterização e durou cerca de dois minutos. A queratose é uma lesão benigna geralmente causada pela exposição prolongada ao sol.
O procedimento dermatológico ocorre apenas dez dias após o presidente passar por uma cirurgia de catarata, realizada em 30 de janeiro. De acordo com a nota oficial da Presidência, a evolução oftalmológica de Lula é considerada “satisfatória” e dentro do esperado para o período.
O histórico de saúde de Lula vem sendo monitorado de perto desde dezembro de 2024, quando ele foi submetido a uma craniotomia no Hospital Sírio-Libanês. Na ocasião, a cirurgia foi necessária para drenar um coágulo cerebral decorrente de um acidente doméstico sofrido no Palácio da Alvorada em outubro daquele ano.
Mesmo com o pequeno curativo, Lula manteve a agenda oficial nesta quarta. Ao lado dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), o presidente participou do anúncio do Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos, reafirmando o cronograma de entregas do governo federal.




























