Lula critica Trump: ‘Não foi eleito para ser o “imperador do mundo”‘

0
3

O Brasil está se preparando para responder às tarifas anunciadas por Donald Trump no momento certo. É o que garantiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17). “Posso garantir que o Brasil, no momento certo, dará a resposta certa à carta do presidente Trump”, declarou o líder brasileiro.

Segundo Lula, o Brasil planeja usar “todas as palavras que existem no dicionário” para negociar com os EUA. A decisão de Trump, conforme disse o presidente, rompeu com o protocolo e a liturgia esperada entre duas nações ao anunciar as medidas unilaterais.

O petista afirmou ainda ficou surpreso com o anúncio de taxação e disse que chegou a pensar que a carta publicada por Trump na rede social Truth Social fosse falsa: “Quando li a carta, pensei que fosse uma notícia falsa, quando a vi na mídia”, pontuou.

Lula também afirmou na entrevista que Donald Trump não foi eleito para ser o “imperador do mundo”. O presidente do Brasil disse que uma alternativa melhor seria estabelecer uma negociação, para depois chegar a um possível acordo, em clara crítica às ações do líder americano.

Por fim, o político destacou a relação de 200 anos entre Brasil e os Estados Unidos, enaltecendo as boas reuniões no passado.

Bahia.Ba