Agora é oficial: 17 de fevereiro é instituído o Dia Nacional da Axé Music. O projeto, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB), foi sancionado nesta quarta-feira (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em vídeo enviado ao bahia.ba, a parlamentar enalteceu a importância do gênero para a Bahia e o Brasil. “A Axé Music tem a influência da música negra baiana e que se transformou praticamente num gênero musical. Ela serve para o Brasil ser divulgado através dessa música, fora do país, das nossas cantoras, dos nossos cantores, e para divulgar o Carnaval da Bahia e a música baiana”, disse a deputada baiana.
A cerimônia da sanção da lei contou com personalidades importantes da música baiana e chefes de Estado, como a cantora Daniela Mercury — uma das principais referências do axé — e das ministras Margareth Menezes (Cultura), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Anielle Franco (Igualdade Racial).
A data
O 17 de fevereiro faz referência ao lançamento de “Fricote”, um dos sucesso do cantor Luiz Caldas, do álbum Magia, de 1985. A oficialização do Dia Nacional da Axé Music é mais um passo no reconhecimento da diversidade musical brasileira e na valorização das raízes afro-baianas que compõem o gênero.