A capital baiana será palco, pela primeira vez, de um dos eventos de cinema mais aguardados do país. De 30 de setembro a 12 de outubro, Salvador recebe o Open Air Brasil, o maior cinema a céu aberto do mundo, que acaba de divulgar a programação completa de sua temporada no Centro de Convenções Salvador.
Com uma supertela de 325 m² — equivalente a uma quadra de tênis — o evento combina cinema, música e gastronomia, proporcionando uma experiência imersiva para todas as idades. A programação inclui estreias, clássicos, animações, produções nacionais e internacionais, além de shows ao vivo e estrutura acessível.
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Nubank, com produção da D+3 Produções. Os ingressos estarão disponíveis a partir de 9 de setembro, pela plataforma Sympla, e incluem pipoca.
Abertura com cinema e música
A abertura, em 30 de setembro (terça-feira), contará com a exibição do documentário “3 Obás de Xangô”, dirigido por Sérgio Machado, que homenageia Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Na sequência, a cantora Alice Caymmi apresenta o espetáculo musical Para Minha Tia Nana, em homenagem à avó, Nana Caymmi.
No dia 1º de outubro, será realizada a pré-estreia do filme Malês, de Antonio Pitanga, sobre a Revolta dos Malês, maior insurreição de negros escravizados da história do Brasil. A sessão terá a presença do diretor e do elenco.
Programação para todos os gostos
Entre os destaques do festival estão:
-
Ó Paí, Ó – sessão especial de 18 anos (9/10)
-
Pulp Fiction – Tempo de Violência, de Quentin Tarantino (2/10)
-
Missão: Impossível – O Acerto Final (3/10)
-
F1 – O Filme, estrelado por Brad Pitt (4/10)
-
Thelma & Louise, clássico sobre autonomia feminina (5/10)
-
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, nova produção da Marvel (11/10)
-
Live-actions infantis como Lilo & Stitch, Como Treinar o Seu Dragão e A Pequena Sereia (12/10)
Nos dias 3 e 10 de outubro, a banda Herbert & Richard se apresenta com trilhas sonoras e hits do pop/rock mundial.
Acessibilidade garantida
O Open Air Brasil foi planejado como um espaço inclusivo, oferecendo:
-
Receptivo bilíngue e capacitado
-
Protetores auriculares
-
Espaço Calma para pessoas neurodivergentes
-
Aplicativo com recursos de acessibilidade
-
Rotas acessíveis em todo o espaço
Cinema Inflável nas comunidades
Além da programação principal, o projeto inclui o Cinema Inflável, iniciativa gratuita que levará a experiência a Salvador e outras cidades baianas. Com tela de 60 m² e estrutura móvel, o cinema exibirá curtas, clipes de cineastas locais, recreações infantis e filmes em regiões com pouco acesso cultural.