Foto: Jackson/ comando noticias
Entidades representativas de Alagoinhas, principalmente as ligadas à zona rural, realizaram na manhã desta segunda-feira(21) uma manifestação em frente a prefeitura municipal cobrando a revogação do novo código tributário municipal. A manifestação contou ainda com a presença de políticos, como ex-vereador Radiovaldo Costa, e com a adesão de populares que passavam pelo local.
O novo código tributário municipal se tornou bastante impopular por majorar alíquotas de tributos existentes e criar novos. Além disso, modifica base de calculo de diversos tributos e seus artigos modificam a identificação territorial de zona urbana e zona rural do município. Um parecer encomendado pela Central de Dirigentes Lojistas(CDL) contendo 99 laudas apontou diversas irregularidades e pontos de inconstitucionalidade presentes no novo código tributário, o que tem sido desprezado pelo executivo municipal e vereadores da base e da bancada Juntos Somos Mais Fortes, que permanecem fieis ao entendimento do Governo.
Após o ato, os manifestantes criaram uma comissão e foram recebidos pelo secretário municipal de governo, André Barros, a secretária municipal da fazenda, Roseane Conceição, o procurado do município, James Gautero e o subprocurador jurídico, Hilton Ribeiro, além do ouvidor municipal David Ribeiro. O prefeito Joaquim Neto estava presente.
Os manifestantes pediram a retirada do projeto enviado á Câmara pelo executivo que modifica parcialmente o texto. De acordo com os representantes das entidades representativas, a reforma não contempla as reivindicações da população. Eles querem a revogação imediata do código para que se possa iniciar uma conversa mais detalhada do texto tributário.
A votação do projeto está prevista para ocorrer amanhã a tarde na sessão da Câmara Municipal.
Por Caio Pimenta para o News Infoco