Ao contrário do modelo atual, onde secretários das diversas áreas da prefeitura vão à Câmara Municipal e apresentam as contas do quadriênio através de slides, com microfones e telão, nos anos de 1930 até final dos anos 1960, a mensagem do prefeito e a prestação de contas da administração eram feitas anualmente, impressa em formato de livreto e distribuída aos vereadores e munícipes presentes ao plenário do antigo Paço Municipal, na Praça Graciliano de Freitas.
O Memorial do Legislativo possui três exemplares, um de mensagem anual do prefeito e duas de prestação de contas anual. A prestação de contas do então prefeito Antonio Martins de Carvalho Junior traz o relatório do período administrativo compreendido no quadriênio de 7 de abril de 1955 a 7 de abril de 1959, além de um compilado de informações do primeiro período em que fora intendente municipal, assumindo os trabalhos da administração da cidade entre os anos de 1937 a 1943, período em que o Paço Municipal era o antigo prédio iniciado em 1899, inaugurado em 1902, em anexo à prefeitura Municipal.
O relatório apresentado à Câmara e à sociedade em livreto foi impresso na tipografia municipal de Alagoinhas, contém 64 páginas em tamanho 12 X 15, papel simples, e traz em seu miolo informações, fotos e números das contas públicas do período.
Mesmo impresso, o prefeito Antonio Martins de Carvalho Junior comparecia à Câmara Municipal para fazer a leitura e respondia às perguntas dos vereadores. O ato era uma exigência da Lei 140, de 22 de dezembro de 1948.




































