A Câmara Municipal de Salvador aprovou o projeto de lei 41/2024 que prevê a destinação de vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico do metrô (06h às 09h e 17h às 00h). A iniciativa foi celebrada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), autora da proposta.

Em publicação nas redes sociais, a parlamentar citou a importância da medida para a segurança das mulheres no transporte público da capital baiana. “Boa notícia! Foi aprovado na Câmara nosso projeto que pede a destinação de vagões exclusivos para mulheres nos horários de pico! Essa iniciativa é importante para reduzir, combater e prevenir situações de abuso e assédio que muitas mulheres sofrem no transporte público”, escreveu Marta Rodrigues.

Além da criação dos vagões exclusivos, o projeto prevê a implementação de campanhas educativas, com avisos sonoros nos trens e estações, além de comunicação visual e vídeos educativos nos televisores do sistema metroviário. Para a vereadora, a aprovação representa um avanço significativo no combate ao assédio sexual e no fortalecimento do direito das mulheres de se locomoverem com segurança e dignidade.

“Essa é uma aprovação importante para o combate ao assédio e pelo direito de ir e vir das mulheres sem qualquer tipo de importunação sexual. Agora o projeto segue para sanção do prefeito e esperamos que vire uma realidade em Salvador”, completou a parlamentar.

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) para que se torne lei e seja implementado no sistema metroviário da cidade.

Bahia.ba