A sessão ordinária desta quinta-feira (12) foi marcada pela oficialização da nova liderança do governo na Câmara Municipal. O vereador Thor de Ninha assume a liderança da bancada da maioria, tendo como vice-líder o vereador Caio Ramos, substituindo o vereador José Edésio, que exerceu a função ao longo de 2025.
O clima foi de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por José Edésio, com manifestações de respeito institucional e defesa do fortalecimento do Poder Legislativo.
O vereador Edy da Saúde abriu as manifestações destacando sua admiração pelo ex-líder: “Sou testemunha das defesas que fez aqui nesta Casa como líder do governo. É um homem sábio, um homem de conhecimento. Aprendi muito com a forma que se dirigiu aos colegas de oposição, com muita educação e maestria.”
E completou desejando que os novos líderes sigam o exemplo: “Espero que façam aquilo que a gente viu do colega Edésio, defendendo da forma que realmente merece.”
O vereador Jorge da Farinha reforçou o reconhecimento. “Durante o ano de 2025 fez um excelente trabalho como líder, ouvindo a bancada. Defendeu todos os 17 vereadores desta Casa”, destacou.
Dirigindo-se a Thor de Ninha, afirmou: “Tenho certeza de que você fará esse papel na defesa do governo, na defesa dos colegas e das comunidades.”
O vereador Luciano Almeida, pela bancada de oposição, fez questão de enfatizar o respeito construído ao longo do ano legislativo. “Tenho orgulho de participar de uma legislatura com você, Edésio. Sempre defendeu os interesses do governo com sobriedade e bom senso.” Ele ainda pontuou: “Quando teve que mexer na ferida, mexeu.”
Sobre a mudança na liderança, Luciano afirmou “que vai ser um embate muito bom” ao se dirigir ao vereador Thor de Ninha. “Estivemos juntos na oposição. Agora em campos diferentes, mas não vai faltar respeito. Estamos aqui para divergir e convergir naquilo que for melhor para a população”, salientou.
Vice-liderança
O vereador Caio Ramos, agora vice-líder do governo, agradeceu o convite do prefeito Gustavo Carmo. “Travamos batalhas diversas em 2025 e 2026 não será diferente. Estaremos aqui para defender o que acreditamos e falar daquilo que é verdade.”
Ele destacou ações do Executivo. “Na saúde foram mais de 500 cirurgias eletivas. Em 2026 temos o desafio do reordenamento da educação. Gustavo já demonstrou para que veio”, afirmou, acrescentando que “o ano começou com diversas obras na nossa cidade.”
A vereadora Luma Menezes, reconduzida à liderança da minoria, parabenizou o novo líder, mas enfatizou a importância da escuta. “Liderar pessoas requer compromisso e paciência. Que você escute seus colegas e conduza com sabedoria”, argumentou.
Ela também agradeceu a Edésio. “Foram amplos debates, portas abertas. Mesmo em bancadas diferentes, sempre esteve à disposição.”
Em sua fala, o vereador José Edésio explicou que a decisão partiu do Executivo. “É uma função específica do prefeito. Fui comunicado ontem à tardezinha pelo secretário de Governo.” Em tom emocionado, declarou: “Gratidão, gratidão, gratidão a todos os vereadores.”
Edésio fez questão de registrar que “a oposição não fez oposição pela oposição”. “Divergiram quando acharam necessário, como verdadeiros parlamentares que pensam grande pela cidade”, enfatizou.
O vereador Anderson Xará afirmou que Edésio “é um conselheiro”. “Sempre que busquei, me orientou”.
Já a vereadora Raimunda Florêncio demonstrou surpresa com a mudança e a qualificou como falta de respeito por não ter havido comunicação prévia. “Sua capacidade é fantástica”, Edésio. Ela exaltou a experiência do colega: “Edésio é um dicionário dessa Casa. Se não fossem os idosos, o que seria dos jovens?”
Ao assumir oficialmente a liderança, o vereador Thor de Ninha destacou que a função não é de comando individual: “O papel da liderança não é comandar pessoas. É ouvir. É construir coletivamente.”
E fez uma declaração enfática sobre democracia: “Posso até discordar do que vocês digam, mas defenderei sempre o direito de vocês dizerem.”
Thor reafirmou a importância da Câmara Municipal. “Nenhuma voz desta Casa pode ser silenciada. O Poder Legislativo é situação e oposição. Precisamos fortalecer a democracia.”
Ele agradeceu a confiança do prefeito Gustavo Carmo, do vice-prefeito Luciano Sérgio e do Partido dos Trabalhadores, além de reconhecer o trabalho do ex-secretário de Saúde, Virgínio Pereira.
O clima geral foi de reconhecimento ao trabalho desempenhado por José Edésio em 2025 e de expectativa quanto ao novo ciclo que se inicia em 2026 com Thor de Ninha e Caio Ramos à frente da bancada da maioria.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz




























