Na sessão ordinária desta terça-feira (22), no horário destinado à Tribuna Popular, a mobilizadora da embaixada Politize! Alagoinhas, Lorena de Souza Cruz, anunciou que a ONG abriu inscrições para o seu Programa de Embaixadores, iniciativa gratuita voltada à formação em liderança e transformação política.
Segundo Lorena, a formação acontecerá de maio a agosto de 2025, on-line, com encontros e atividades práticas presenciais que abordarão temas como Comunicação Não-Violenta, Democracia, Três Poderes, Eleições, Partidos Políticos, Políticas Públicas e Participação Política. Parafraseando o gestor do Núcleo de Formação de Lideranças da Politize!, Marcio Carvalho, destacou que para participar “…não é necessário ter experiência ou conhecimento prévio, apenas vontade de aprender e contribuir para mudar a realidade do seu município”.
Em seguida, abordou o espectro de atuação do Programa, que engloba as seguintes camadas: Multiplicadores Politize! (aprendizado e compartilhamento de conhecimento com pessoas de sua região); Embaixadas Politize! (possibilidade de fundar uma embaixada na sua cidade) e Rede de Líderes Politize! (formação avançada para resolução de problemas públicos e sustentabilidade do Programa).
Relembrando sua participação na instalação da embaixada em Alagoinhas, a vereadora Luma Menezes (PDT), líder da bancada de oposição, celebrou o fato da Politize! ter outra mulher como mobilizadora, destacando o papel que a ONG desempenha na formação de cidadãos engajados no debate político. “Temos vivido tempos em que pouco se entende sobre a perspectiva da outra pessoa, sobre pensamentos divergentes, sobre opiniões contrárias”, afirmou. “A Politize! é esse lugar, onde aprendemos a nos comunicar de forma não violenta e compreender o diverso do que pensamos”.
A vereadora Juci Cardoso (PT) reconheceu a importância da iniciativa, em razão da necessidade da renovação política, entendendo nesta o fundamento para a superação do descrédito da via política para resolução de problemas coletivos. “Precisamos de alternância de poder, para que a nossa jovem democracia possa avançar, mediante a participação efetiva da juventude”, salientou. “Esta Casa Legislativa precisa estabelecer um diálogo com a Politize!, a fim de atrair os jovens e fazê-los compreender que a relação com os políticos eleitos não deve ser de subserviência, mas de parceira — para isso fomos eleitos e eleitas”.
A vereadora Jaldice Nunes (UB) destacou a inspiração que Lorena, enquanto mobilizadora da Politize!, representa para outras jovens que a têm como referência. Emocionada, entendeu que atitudes como esta reestabelece a esperança das parlamentares eleitas de uma política pautada na equidade de gênero. “Fico extremamente emocionada de ver atitudes como a sua, uma jovem usando a tribuna popular para tratar sobre política — uma ferramenta que pode ser usada a favor dos avanços para a nossa sociedade e de garantia dos nossos direitos”.
O vereador Francisco Thor de Ninha (PT) fez uma reflexão crítica sobre o contexto histórico e social do país e reforçou a importância da juventude na política. “Precisamos ter mais juventude na política, mais juventude na educação política, sobretudo porque precisamos de pessoas que possam transformar a nossa sociedade”, sustentou.
O vereador José Edésio (Progressistas), líder da bancada de situação, demonstrou entusiasmo com o trabalho da Politize! “Nos orgulhamos quando vemos jovens dar passos largos na busca da democracia para a integralidade entre os seres e os poderes”, declarou. “Isso nos fortalece, nos deixa firmes para continuar lutando e ter vocês do nosso lado! Isso é grande”.
Inscrições
A embaixadora destacou o alcance do Programa na formação política dos brasileiros, em diversos municípios. “Desde 2018, o Programa Embaixadores Politize! já formou mais de 3.500 brasileiros e brasileiras, e impactou diretamente 190 mil pessoas por meio de oficinas, projetos comunitários e mais de 630 propostas de políticas públicas para diversos municípios”, afirmou. “Se você acredita no poder da educação política e quer ser protagonista de mudanças reais e faça parte dessa rede que está transformando o Brasil, cidade por cidade”.