Mesmo contando com o seu irmão, Nardson Sales. como vice-prefeito e com sua cunhada, Rosa Sales, como secretária de Educação, o prefeito Pequeno Sales nomeou sua esposa Jucicleide Bezerra da Silva como secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A bancada do programa Primeira Mão, nesta quinta-feira,5, entendeu que, por determinação do Supremo Tribunal Federal, estabelecer vínculos com parentes para ocupar cargos de decisão no setor público pelo gestor não contraria o ordenamento jurídico, contudo não parece ser um comportamento simpático para população e ainda é questionável sob o ponto de vista da eficiência administrativa.

No caso de Catu, a situação fica mais delicada pois a primeira dama tem apenas um curso superior incompleto de enfermagem, que não é uma área afim com a competência da secretaria.
Caio Pimenta observou que esse tipo de contrato deve passar por uma apreciação técnica que leva em conta a formação do profissional a ser associado ao governo. Para o comentarista Chico Reis deve-se escolher sempre entre os melhores do município de maneira independente de vínculos pessoais, é o que recomenda austeridade e o cuidado com a coisa pública.

Chico adverte que não estamos mais em um feudo familiar como as Capitanias Hereditárias, no entanto, percebe que a realidade contraria sua forma de pensar, porque vários gestores lançam mão desse expediente, especialmente com relação à área social.

Segundo ele é importante escolher pela competência, até mesmo para abrigar uma equipe plural com diversas formas de pensamento para que se tenha desenvoltura administrativa, sem nenhuma amarra com qualquer possibilidade de gerar dúvidas na população. O gestor, para ele, não pode perder a confiança que lhe foi depositada sob pena de se conduzir por um caminho de práticas gerenciais reprováveis.

Pimenta acrescentou que o governo de Pequeno Sales peca também pela má comunicação com seus cidadãos. Segundo o apresentador, ele deveria esclarecer os motivos para sua decisão, já que esta naturalmente gera um constrangimento natural pela dificuldades em se separar relações pessoais daquelas necessárias para conduzir as atividades destinadas ao atendimento dos anseios da população.

Veja na íntegra o comentário da bancada do programa Primeira Mão sobre a situação

Por Paulo Dias para o News Infoco