Novo código tributário de Alagoinhas contribuiu para decisão de venda do HCA

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A vigência do novo código tributário municipal de Alagoinhas acelerou o processo de venda do Hospital das Clinicas de Alagoinhas, que foi vendido para Athena Saúde. O código tributário que majora alíquotas de ISS para prestadores de serviço da área de saúde, além de outras alíquotas como COSIP e IPTU, e cria duas novas taxas, a do lixo e a de imagem, teria causado um desestimulo aos controladores do HCA, principalmente o seu diretor-executivo, Dr. Mauro Azi.

Hoje(140 pela manhã, o empresário e radialista Juscélio Carmo, em entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, vinculou a vigência do código tributário na cidade à decisão do Dr. Mauro Azi em vender o Hospital, que foi fundado em 1970. Ainda no dia de hoje, um outro empresário, Domingos Pereira, afirmou por meio de um artigo, que em conversa com o próprio Mauro Azi, ele teria lhe revelado a indignação com a classe politica do município e sua insatisfação com o poder público municipal pela insistência em manter vigente o novo código tributário, que já é apelidado pela população como ‘pacote de maldades’.

Mauro Azi, que já negociava com alguns grupos, teria cedido alguns pontos nas tratativas pela sua contrariedade com o texto tributário. Com a venda do Hospital para um novo grupo, é esperado uma reformulação na equipe da unidade, o que pode gerar trocas de profissionais e até demissões.

Um dos pontos levantados pelos críticos do novo código tributário é justamente o desestimulo ao empresariado, principalmente o empresariado local, os chamados ‘filhos de Alagoinhas’. Ao aumentar tributos, em plena pandemia do coronavírus, onde o comércio local já absorve diversos prejuízos, a tendência, dizem tributaristas, contadores e ex-secretários da fazenda, é que os empresários procurem outras cidades para se instalarem ou não suportem a carga tributária e se desfaçam de seus negócios.

Por Caio Pimenta para o News Infoco