A nomeação do advogado José Carlos Fiscina Filho para a procuradoria do SAAE, divulgada ontem pelo site News Infoco, tem gerado polêmica na cidade. Se por um lado sua capacidade técnica e profissional é incontestável, por outro lado o fato de ter apoiado uma candidata, adversária do atual prefeito, tem causado desconforto entre apoiadores de Joaquim Neto.
José Carlos Fiscina Filho é graduado em direito pela Universidade Católica do Salvador desde 1999 e tem especialização em Direito Empresarial pela UGF, além de ser pós-graduado em Direito Tributário pela UFBA. Ele é sócio dos escritórios CORDEIRO & FISCINA ADVOGADOS ASSOCIADOS e FISCINA, LUSTOZA e MOTA ADVOGADOS ASSOCIADOS, além de ser professor de Direito Empresarial, Direito Tributário e Instituições de Direito Público e Privado da Faculdade Santíssimo Sacramento. Ele também já lecionou Direito Tributário no Curso de Direito da Faculdade Regional de Alagoinhas – UNIRB. Ele também tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Empresarial e Contratos.
Na área pública já foi procurador da prefeitura de Alagoinhas no mandato do ex-prefeito Paulo Cezar e é justamente este cargo que tem sido motivo de discórdia entre componentes do prefeito Joaquim Neto. Isso porque durante a campanha eleitoral José Carlos Fiscina Filho, então procurador do município, apoiou a candidata do ex-prefeito Paulo Cezar, Sonia Fontes, contra o então candidato, e hoje prefeito, Joaquim Neto(DEM). Inclusive chegou a trabalhar na campanha ativamente.
Para estes joaquinistas o mais sensato seria a nomeação de um advogado que desde o inicio tenha caminhado com Joaquim Neto. Piora a situação, o fato de Fiscina ter sido indicado pelo agora secretário de comunicação Gustavo Carmo, seu amigo pessoal, que até bem pouco tempo era o procurador do SAAE. O Dr. Gustavo Carmo também foi adversário de Joaquim Neto na última eleição quando compôs a chapa de Radiovaldo Costa na figura de vice-prefeito.
A própria nomeação de Gustavo para o cargo de secretário de comunicação, tem sido motivo de ciumeira entre os joaquinistas. Eles não veem com bons olhos o crescimento político de Gustavo Carmo no governo.
Será que a competência e o profissionalismo vencerá a pressão política? Só o tempo dirá.