Na manhã da última sexta-feira (12), a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Coordenação de Políticas para as Juventudes, empossou os novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas para as Juventudes (COMJUVE), que atuarão no biênio 2025–2027. A solenidade aconteceu na Central dos Conselhos da Assistência Social, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil e convidados, reforçando a relevância da participação social na construção e no acompanhamento das políticas públicas voltadas à juventude.
Durante o evento, também foi definida a nova mesa diretora, tendo Gabriel de Araújo Batista assumindo a presidência; Fernando Fernandes Martins Santos Fonseca, a vice-presidência; Newton Vitor Costa Neto como primeiro secretário; e Lucas Sampaio Santos ocupando a função de segundo secretário. A nova mesa diretora terá a missão de conduzir os trabalhos do COMJUVE, garantindo espaço para o diálogo, o protagonismo juvenil e o fortalecimento das ações voltadas à juventude alagoinhense.
“Queremos fazer o conselho se desenvolver, criando uma rotina sólida, organizando os grupos de trabalho e, a partir disso, pensarmos nas necessidades de toda a nossa juventude. A juventude preta, periférica, rural e toda a pluralidade. A perspectiva para os próximos meses é justamente fortalecer essa construção coletiva, garantindo que o COMJUVE seja um espaço vivo de participação e de resposta às demandas reais da juventude de Alagoinhas”, explicou Gabriel de Araújo Batista, que reiterou a satisfação em presenciar a política pública da gestão municipal, que, segundo ele, vem trabalhando para o desenvolvimento de pautas ligadas aos jovens.
“Queremos agradecer à gestão de nossa cidade, que vem dando atenção aos assuntos da juventude. É muito importante para nós, enquanto jovens, recebermos o apoio do governo municipal na construção, no diálogo e no trabalho”, disse Gabriel.
A coordenadora de Políticas para a Juventude da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Ana Gonçalves reiterou a importância da efetivação do Conselho em prol de mudanças no cenário da juventude local. “O COMJUVE é um espaço democrático e participativo, fundamental para assegurar que as demandas dos jovens sejam ouvidas e transformadas em ações concretas que impactem positivamente o município”, pontuou.
Foto: Roberto Fonseca