O Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que o número de casos de covid-19 aumentou e que a quantidade diária de novos registros é considerado alto, o que já causa preocupação.
“As pessoas precisam parar e perceber que nós temos mais de 1000 casos novos todos os dias, nós temos pessoas que estão sendo internadas. Não tem morrido tanto quanto morreu no começo, porque nós aprendemos a manejar essa doença melhor. A taxa de letalidade tem se mantida baixa, mas as pessoas têm sofrido. Os hospitais particulares da mesma forma, como aconteceu no começo, estão começando a apresentar uma elevada taxa de ocupação. Alguns tiveram que reabrir suas UTIs de Covid”, disse o secretário, em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Bahia, nesta quarta-feira (18)
Vilas-Boas acredita que a alta registrada tenha sido causada pelas aglomerações que ocorreram em festas e aglomerações durante as campanhas eleitorais.
“Nós estamos vendo o reflexo do que enfrentamos ao longo dos últimos 60 dias, durante a campanha eleitoral. O descontrole que aconteceu no interior, por mais que medidas fossem adotadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), elas não surtiram efeito, e nós tivemos uma campanha com muitas pessoas nas ruas, aglomerações. Mas não foi apenas isso, as festas, baladas, os encontros familiares, o reencontro de amigos”, disse.
Por conta das festas de fim de ano, o secretário revelou estar preocupado com possíveis confraternizações de fim de ano. “Eu chamo atenção para isso que vamos enfrentar a partir de dezembro, que são as confraternizações de fim de ano. No ano passado nós não tivemos a pandemia em dezembro, vamos enfrentar agora o nosso primeiro Natal, primeiro final de ano em plena pandemia. Ela não acabou, nós continuamos com taxas de ocupação hospitalar elevadas, nós continuamos com o número de pessoas internadas próximo de 500, sem cair, e nós continuamos com um número de casos novos todos os dias muito levado”.
Politicaaovivo