Com uma campanha eleitoral ficando cada vez mais cara e em meio a esta pandemia de covid-19 que restringe o contato direto entre politico e eleitor, as redes sociais aparecem como um saída para que os pretensos candidatos possam conquistar eleitores. Assim sendo, este News Infoco decidiu analisar o desempenho dos principais pré-candidatos a deputado estadual de Alagoinhas.
Fizemos uma comparação entre os pré-candidatos Radiovaldo Costa, Paulo Cezar e Ludmilla Fiscina. Para isso utilizamos os números de seguidores das páginas oficiais dos candidatos no Instagram e no facebook. Vamos lá.
Os números demonstram que o sindicalista e ex-vereador de Alagoinhas, Radiovaldo Costa larga na frente, disparado. Dono de de um poder de comunicação destacável, ex-vereador por diversos mandatos, ele coleciona ainda candidaturas sem êxito à prefeitura de Alagoinhas e a deputado. Com forte ligação com o sindicalismo, até aqui Radiovaldo possui 14.900 seguidores em sua conta oficial no instagram e 17 mil seguidores na sua página oficial do facebook, totalizando 31.900 seguidores nas suas páginas, o que o coloca em primeiro lugar do ranking.
Em seguida vem Paulo Cezar. Com mais de 30 anos de atividade politica, já foi eleito vereador, deputado estadual, prefeito da cidade por duas vezes e apesar dos processos judiciais onde é acusado de corrupção e perdas eleitorais sucessivas ainda mantém um considerável capital politico na cidade. Ele possui em sua conta oficial do Instagram 6530 seguidores e em sua página oficial do facebook 15059 seguidores. Ele soma 21589 seguidores, o que o coloca em segundo lugar no ranking.
Em último lugar vem Ludmilla Fiscina. Apesar de exercer atividade pública há quase 2 décadas, participando de vários governos, nunca disputou uma eleição. É ao mesmo tempo uma novidade e uma incógnita na politica. É esposa do prefeito Joaquim Neto, portanto primeira dama do município. Em sua conta oficial no instagram ela possui 10 mil seguidores e na página oficial no facebook 714 seguidores. Apesar de ultrapassar Paulo Cezar em número de seguidores no instagram, no total fica abaixo com 10714 seguidores.
Vale destacar que estes números refletem apenas os números das referidas redes sociais, nas quais conseguimos as informações solicitadas. O resultado positivo ou negativo da amostra não são, em regra, determinantes para o resultado eleitoral.
Por Caio Pimenta para o News Infoco