O prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto(PSD), não consegue esconder seu sorriso largo diante do resultado das eleições. Na cidade que ele comanda desde 2017 o resultado eleitoral reforçou ainda mais a sua liderança na região.

Os números estão ai: Ajudou a eleger a sua candidata a deputada estadual, Ludmilla Fiscina como folga, 60.921 votos, sendo 25.312 só em Alagoinhas. Ajudou ainda a diminuir a grande diferença de votos inicial entre ACM Neto e Jeronimo Rodrigues que eram captados pelas pesquisas, no final ACM Neto conquistou 47,67% dos votos em Alagoinhas, enquanto Jeronimo conquistou 41,37%, uma diferença pequena de 6,3%. Ajudou ainda a entregar ao senador Otto Alencar, seu padrinho político, 40240 votos, sendo o mais votado da cidade. Ainda, ao permitir a divisão de sua base entre vários candidatos a deputado federal, não só conferiu votos necessários para o seu candidato oficial se eleger, Otto Filho, como também fez com que dos 10 deputados federais mais votados na cidade, 6 contassem com apoio de grupos políticos ligados a ele.

Apesar de não ter sido candidato a nenhum cargo eletivo, Joaquim Neto foi um dos grandes vencedores. Mostrou que tem força política, densidade eleitoral e que vive o seu melhor momento junto ao eleitorado alagoinhense. Com o resultado, Joaquim nocauteou seu principal adversário político, o ex-prefeito Paulo Cezar, reforçou sua liderança sobre uma base governista com arroubos de rebeldia e deu um grande golpe na oposição.

O prestígio de Joaquim Neto junto ao governador Rui Costa, após o resultado eleitoral, também aumentou. Alinhado ao trabalho para a eleição de Lula e Jerônimo, o prefeito Joaquim Neto deverá será um dos coordenadores das duas campanhas no litoral norte e agreste do estado.

Joaquim Neto, um amante do futebol, deu um golaço nas eleições deste ano. Agora suas atenções se voltam para 2024, quando tentará algo inédito no município: eleger o sucessor.

Escrito por Caio Pimenta, advogado, âncora do programa Primeira Mão, da radio Ouro Negro 100,5 FM. Ele também escreve sua coluna no site News Infoco, do qual é editor- chefe e dirige a radio web 2 de julho.