Prefeitos de mandato, aliados do governador Jerônimo Rodrigues, terão prioridade na indicação dos candidatos que concorrerão às prefeituras baianas pela base governista. Isto foi o que revelou a deputada estadual Ludmilla Fiscina(PV) em entrevista concedida ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, nesta segunda-feira(24).
A deputada afirmou que conversas envolvendo partidos aliados e o próprio governador estão ocorrendo e serão definidas em uma espécie de conselho politico que determinará as composições de chapa nos principais municípios baianos. O objetivo é manter o comando das prefeituras já sobre controle de aliados e avançar sobre cidades comandadas por oposicionistas.
Em se tratando de Alagoinhas, a deputada informou que o prefeito Joaquim Neto está a frente das negociações e mantém conversas com todos os partidos que compõe a base do Governador Jerônimo. Segundo ela, o prefeito deve se pronunciar assim que chegarem a um consenso.
Informações publicadas recentemente pelo tradicional jornal A TARDE indicam que as negociações no município entre o PT, que apresentou o sindicalista Radiovaldo Costa como pré-candidato, e o PSD, liderado pelo prefeito Joaquim Neto, estão avançadas. De acordo com o periódico, as conversas ocorrem diretamente entre o deputado federal Joseildo Ramos, representando o PT, e Joaquim Neto, representando o PSD.
A união entre as duas forças politicas, caso se concretize, será histórica. Isso porque em Alagoinhas o PT faz oposição ao atual prefeito desde seu primeiro ano de gestão, em 2017.
O PT, que compõe a Federação Brasil da Esperança junto com o PC do B e o PV, não elege um prefeito, nem compõe um Governo no município desde 2008, quando Joseildo Ramos deixou a prefeitura.
Por Caio Pimenta para o News Infoco