Olá amigo leitor do site News Infoco, em especial a classe empresarial, já que estamos vivendo sob a era virtual, então vamos falar sobre o Marketing Digital e como este composto estratégico MKT vai ajudar a ampliar o seu negócio em qualquer momento do mercado? Então vamos lá.
Algo que é incontestável, é a incorporação da tecnologia ao cotidiano de todas as pessoas, das crianças aos avós, transformando os hábitos e comportamentos em todos os sentidos. Seja na relação vendas, comunicação, relacionamentos, informações, aquisições de produtos e serviço, ou seja, em tudo, atividades que antes para serem realizadas era necessária o deslocamento da pessoa ou consumidor até o local desejado.
Já nos dias atuais, boa parte destas ações podem ser realizadas com o auxílio de um dispositivo conectado à internet e a partir de um clique seus desejos e necessidades estarão realizados. Este fenômeno se amplia cada vez mais devido a popularização dos smartphones no mundo e também no Brasil. Observe os números apresentados pela pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV 2019) “ O Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, diz estudo da FGV”. De acordo com a pesquisa, liderada pelo professor da FGV, Fernando S. Meirelles, indica que atéo final de maio deste ano o Brasil terá 306 milhões de dispositivos portáteis em uso, além de smartphones, o número inclui notebooks e tablets, ou seja, reforçando cada vez mais esta tendência, vindo a reforçar que, qualquer informação está a um clique de distância, literalmente na palma das mãos.
Diante deste cenário em que estamos vivenciando, onde o dia-a-dia está imersa em uma rotina altamente dinâmica, os consumidores passaram a adquirir produtos e serviços via WEB e em diversos canais diferentes. De acordo com as empresas americanas We are Social e Hootsuite, em pesquisa realizada no ano de 2018, 85% dos internautas brasileiros acessam a internet diariamente e ficam online em média 9 horas. (TERRA, 2019) Além disso, segundo a We Are Social, no Brasil cerca de 32% dos consumidores fazem suas compras pela internet, 58% realizam pesquisas online e 61% já visitaram uma loja de varejo virtual. Além disso, a pesquisa ainda mostra que o gasto médio anual do brasileiro com compras online é em média de U$ 281,00 dólares. Com isso o consumidor desenvolveu a capacidade de ao mesmo tempo realizar várias tarefas simultaneamente e tomar decisões em frações de segundos, isso na hora de contratar um produto ou serviço, neste mercado altamente competitivo em que as empresas “tidas como OF LINE” ou seja, “Empresas que não tem nenhuma ação na WEB” sofreram com a redução das sua participação do mercado.
Desta forma, as empresas que desejam ampliar a sua participação no mercado devem investir em Marketing Digital e Mídias Digitais, porque elas fazem parte de toda estratégia de marketing bem sucedida e podem aumentar em até 47% as vendas de uma empresa. Devido a sua eficiência e custos acessíveis a todas as empresas, seja do pequeno ao grande empreendedor, da Loja de Roupas a Faculdade, da Barbearia a Loja de Móveis, todos os tipos de negócios.
Com isso, irei apresentar 4 estratégia de marketing digital que você empresário ou gestor público ou privado poderá utilizar em sua organização, desde que sobre orientação de um profissional qualificado. São ferramentas e ações que certamente irão ampliar os objetivos organizacionais de vendas, aquisição de novos clientes ou fortalecimento da marca que irão lhe destacar perante seus concorrentes:
- Posicionamento no Google, que em outras palavras, o objetivo é melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google com a boa programação da ferramenta SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de orientações para a otimização da sua página.
- Diálogo nas redes sociais Facebook ADWS e Instagram ADWS.
A popularização das redes sociais transformou a maneira como empresas e clientes se comunicam. Uma das estratégias de marketing que podem ajudar a sair na frente da concorrência. Como apresenta a pesquisa da ComScore, empresa americana de análise de internet, em sua pesquisa divulgada em abril/ 2018, 89% dos usuários da internet do país estão no Facebook e Instagram.
- Landing Pages uma estratégia de marketing digital para sair na frente da concorrência é investir na criação das chamadas landing pages.
- Criação de conteúdo relevante para reforço de autoridade que destaco o fato, de que a internet assumiu um papel importante enquanto fonte de informação: hoje em dia, as pessoas podem pesquisar por qualquer assunto diretamente dos seus smartphones.
Destas ações irei me ater a Land Page neste artigo, uma ferramenta que tem uma característica peculiar que é capturar os LEADS ou Contatos, porém de forma ampla e com uma eficiência e eficácia de alta performance. Vai aí algumas dicas de como uma Land Page deve funcionar e qual a sua função.
Para isso, você deve apostar em um título chamativo e uma descrição atraente, que enalteça as principais vantagens das quais o consumidor irá se beneficiar ao adquirir o seu produto.
Entre os principais elementos que compõem uma landing page está o call to action, isto é, um botão, imagem ou banner que funcione como um estímulo para o cliente realizar alguma ação. A quantidade de cliques será uma métrica para avaliar se a repercussão de sua página atende aos padrões esperados.
Outro elemento comum é a presença de um formulário, inserido com o objetivo de coletar os dados do usuário, com o objetivo de iniciar um contato. Tome cuidado, porém, com o excesso de informações solicitadas, pois isso pode fazer o internauta desistir do preenchimento. (SIGU, 2019). Com essas dicas e um bom profissional da Área a sua empresa se destacará entre seus concorrentes com isso desejo, sucesso nos negócios e siga em Frente.
No próximo artigo continuaremos a dialogar sobre as outras estratégias. Até lá.
O prof. Mozart Estrela é graduado em administração empresas pela Universidade Católica do Salvador e Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador. Possui especialização em Planejamento em Gestão Estratégica em Políticas Públicas – UNICAMP (2016), em Coaching e Planejamento de Carreira e Vida- SBC, em MKT Digital Google , em Educação Sócio Ambiental, em Mobilização Social e atualmente é CEO do Start-up Social Mais Solidário Bolsas Estudantis, consultor estratégico Google e novas Tecnologias, consultor estratégico em Políticas Públicas, professor e coordenador de Graduação e Pós Graduação, além de ser colunista o site News Infoco