O presidente do Sindicato Patronal do Comércio de Alagoinhas(Sicomércio), Benedito Vieira, demonstrou preocupação com a vigência do novo código tributário na cidade. Empresários tem se mobilizado para pressionar a Câmara de Vereadores e a prefeitura de Alagoinhas à suspender ou alterar o texto da lei. Ele foi entrevistado na manhã de hoje(11) pelo programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM.

Empresários tem se queixado do aumento abusivo de tributos que foi verificado desde o mês passado. A COSIP, a contribuição social de iluminação pública, por exemplo, em alguns casos, foi majorada em mais de 1000%. O ISS, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza, também foi majorado para o percentual de 5%, o máximo permitido pela lei federal. Alagoinhas, hoje, opera a maior alíquota para o imposto do Brasil.

Porém, Benedito alertou, ‘o pio está vir’. Isso, porque segundo o representante dos empresários os outros aumentos de tributos como o Imposto sobre a Transmissão de Intervivos(ITIV), Taxa de Fiscalização do Funcionamento(TFF) e o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana(IPTU) serão sentidos por toda a população ao longo do ano. Além disso tem a cobrança da taxa do lixo.

Compondo com a CDL e a ACIA o grupo denominado Força Empresarial, o Sicomércio tenta, além do diálogos com os poderes constituídos, medidas judiciais cabíveis para barrar estas cobranças.

Por Caio Pimenta para o News Infoco