Na sessão ordinária realizada ontem (28), a advogada e jornalista Selma Nunes utilizou a tribuna popular para apresentar um pleito em nome da advocacia previdenciária. Atuando como vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Alagoinhas, solicitou apoio dos parlamentares para que o Congresso de Direito Previdenciário seja incorporado ao calendário oficial do município.
De acordo com Selma Nunes, a segunda edição do Congresso, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro deste ano no Hotel Áster refletirá o tema “Tecnologia e Prospecção”, com o objetivo de fortalecer a atuação dos advogados previdenciários da região e ampliar o acesso da população aos benefícios. Em seguida, destacou que o Brasil deve enfrentar uma nova reforma previdenciária nos próximos anos e que é preciso preparar a sociedade desde já para evitar prejuízos aos mais vulneráveis.
“Precisamos estar unidos com a população, porque em 2026 ou 2027 teremos uma nova mudança que provocará impactos na entrega de benefícios. É fundamental que essa reforma não penalize ainda mais a população carente, sobretudo a comunidade rural, que depende dos recursos previdenciários para sobreviver”, afirmou.
Em seu pronunciamento, ainda defendeu a tecnologia e a capacitação profissional como instrumentos fundamentais para garantir direitos. “Não podemos viver mais sem a tecnologia. Este congresso busca capacitar advogados e fortalecer escritórios de previdenciário, para que possamos oferecer melhores serviços à população. É o momento adequado para que este congresso faça parte do calendário municipal”, defendeu.
Após salientar as contribuições de Selma Nunes para o município, o vereador Thor de Ninha também a parabenizou pela relevância da proposta apresentada. “Seu pleito é legítimo e necessário, pois a força que a OAB tem em nosso país é muito grande e a questão previdenciária precisa ser debatida com muita responsabilidade, principalmente porque atinge aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, como idosos e pessoas com deficiência”, disse.
No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal, Cleto da Banana, reforçou a abertura da Casa Legislativa ao diálogo com a advocacia previdenciária. “Esta Casa Legislativa está à disposição do segmento e pode ter certeza de que este pleito será discutido, faremos tudo que estiver ao nosso alcance”, concluiu.