A Casa do Olodum, no Pelourinho, será palco da abertura das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, nesta terça-feira (19), às 19h. A iniciativa integra a programação do Salvador Capital Afro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em homenagem ao mês da Consciência Negra. O evento celebra a memória de Zumbi dos Palmares e reafirma a luta e resistência da comunidade afro-brasileira.
“Vamos celebrar, com grande honra, o legado, a memória e a luta de Zumbi pela libertação do povo negro”, afirmou Jorginho Rodrigues, presidente-executivo do Olodum. Ele destacou a importância simbólica da Casa do Olodum, um espaço reconhecido internacionalmente na luta contra o racismo e a discriminação. “A poderosa percussão do Olodum e seus cantores farão uma apresentação histórica e emocionante para a população”, completou.
O grupo, que há 40 anos promove o Festiquilombo, utiliza o mês de novembro para resgatar a história da resistência negra e celebrar o 20 de novembro, data da morte de Zumbi. O espetáculo desta noite incluirá canções que exaltam a figura de Zumbi e reafirmam o compromisso do Olodum contra a discriminação e a violência.
Além do evento no Pelourinho, a programação do Salvador Capital Afro inclui shows e atividades culturais em diversos pontos da cidade. Na quarta-feira (20), a cantora Luedji Luna apresenta o espetáculo Luedji Luna Canta Sade, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. O show homenageia a cantora nigeriana Sade Adu com sucessos como No Ordinary Love e Smooth Operator.
No dia 23, o Espaço Cultural da Barroquinha recebe uma edição especial do Samba Ṣíbí Dúdú, celebrando quatro anos do projeto. Até o final do mês, o público poderá conferir apresentações do projeto AfroCortejo, caminhadas percussivas no Centro Histórico, entre outras atrações.
A programação completa está disponível no site oficial da Secult.
Fonte: Bahia.ba