A oportunidade de escolher um problema da comunidade para ser solucionado chegou à população da região do Barreiro. Nesta quarta-feira, 21, moradores de 13 bairros da região participaram da Oficina de Planejamento Participativo, na escola Mario Laert. Eles decidiram como prioridade a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A proposta foi feita pelo grupo temático 01, que discutiu desenvolvimento social e garantia de direitos, e será incluída no orçamento municipal de 2026.

Para representar a região no Conselho Municipal do Orçamento Participativo, foram eleitos como delegados titulares Jumario Souza dos Reis e Luiz Antonio Alves de Souza. Como suplentes, foram escolhidos Helina Soares Viana e Antônio Alves dos Santos. O Conselho é responsável por acompanhar as demandas feitas em cada assembleia regional.

Esta foi a quarta das 14 Oficinas de Planejamento Participativo, iniciativa da gestão municipal, como estratégia para a construção coletiva de políticas públicas, a partir da elaboração dos principais instrumentos de planejamento e orçamento do município: a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano Plurianual (PPA) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM).

As propostas feitas e apresentadas pelos outros três grupos temáticos da Oficina não serão descartadas. Elas poderão ser incluídas no PPA ou no PDDM, que têm um período de aplicação de 4 e 10 anos, respectivamente.