Agora é ofcial, o VAR (árbitro de vídeo) foi liberado para uso no futebol. A Ifab (International Football Association Board), entidade responsável pelas regras do jogo no mundo, informou neste sábado (3) em sua conta oficial no Twitter uma “decisão histórica”, como chamaram.
A tecnologia de vídeo para revisar jogadas, lances, faltas e gols foi testada durante dois anos e, na 132º reunião geral anual, a Ifab aprovou por unanimidade o uso do VAR. na reunião estava o presidente da Fifa, Gianni Infantino, que considerou a assistência em vídeo um marco para a nova era no fotebol. Para o presidente da Fifa essa nova era será marcada por manter a integridade e a equidade em campo.
A filosofia que a Ifab se apoia para o uso da tecnologia é “o mínimo de interferência para o máximo de benefícios”. Assim, pretendem acabar com decisões injustas tomadas durante o jogo.
O VAR será usado para revisar gols, penaltis, cartões vermelhos diretos e identificação de jogadores.
A Fifa ainda não anunciou o uso do VAR para o Mundial na Rússia, mas espera-se tal declaração na próxima reunião de Conselho da entidade, dia 16 de março.