O governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e influencia o presidente Donald Trump a impôr sanções ao Brasil. “Os lambe botas estão lá, os traidores da pátria”, disse o governador.

“O Brasil paga o salário de um deputado federal pra ele ficar nos Estados Unidos estimulando [o presidente] a dar um castigo com tarifas no Brasil, como se isso ajudasse a gente a resolver o problema dos desempregos”, completou Jerônimo.

O governador também fez críticas aos manifestantes que levantaram a bandeira dos Estados Unidos no último domingo (7), em São Paulo. No dia da Independência do Brasil, manifestantes protestaram a favor do projeto de anistia aos condenados por tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2024. “Na época de colônia ninguém ousava levantar uma bandeira de Portugal”, afirmou.

Durante discurso de abertura da 7ª Conferência Estadual das Cidades da Bahia, no Hotel Fiesta, em Salvador, Jerônimo comentou os efeitos das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros para exportadores baianos.

“Já pensou se o governador de Sergipe viesse mandar aqui, dentro da minha casa? Nem eu ia gostar, nem o povo da Bahia. É a mesma coisa quando o presidente de outro país vem dizer que a regra é essa”, disse Jerônimo.

Segundo o governador,  os empresários se programaram com empréstimos nos bancos para fornecer seus produtos, mas estão “sem saber o que fazer”, pois não conseguem exportar.  “Mudaram as regras do jogo com o jogo andando”, disse.

Ele defendeu as medidas do presidente Lula (PT) para proteger as empresas afetadas pelas tarifas. “O que o Lula está fazendo é resistindo. Trazendo para nós o verdadeiro conceito de soberania e independência.O Brasil não será quintal dos Estados Unidos”, concluiu Jerônimo.

Bahia.Ba