Duas igrejas seculares de Salvador estão recebendo atenção do Governo do Estado. A equipe de manutenção da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realiza a limpeza e a reforma externa das igrejas Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora da Conceição do Tororó, edificações históricas, localizadas na região do Centro Antigo de Salvador.
O desgaste provocado pela exposição a chuva e ao sol prejudicam a estrutura e pintura dos imóveis, a exemplo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, construída em 1723. A Conder está realizando a limpeza e pintura da fachada do templo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que também autorizou a execução dos serviços.
“Já estamos realizando obras de requalificação urbana para facilitar o trânsito e a circulação de pedestres em todo o Centro Antigo de Salvador. A recuperação da área externa de imóveis históricos integra as ações de manutenção de nosso patrimônio. Estamos seguindo a política do Governo do Estado de valorizar, atrair novos investimentos e incentivar a ocupação da área do território”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.
A Conder também realizou a limpeza e pintura externa do Lar Franciscano Asilo Santa Izabel, palacete em estilo colonial do século 19, tombado pelo Governo do Estado, desde 2002. A área externa do edifício do Ministério da Fazenda, exemplo de arquitetura Art-Déco, construído em 1949, no Comércio, também foi recuperado pela Conder, que realizou reforma do muro com a balaustrada, além da obra de pavimentação das vias e requalificação das calçadas com melhoria da acessibilidade do entorno, por meio do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, do Governo do Estado. Estão sendo investidos R$ 124 milhões para a recuperação de mais de 270 vias em toda a região.