O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) defendeu que o projeto de lei que prevê a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, em tramitação na Câmara dos Deputados, não é “um assunto dos brasileiros”.
“Isso não é um assunto que nós estamos debatendo. Quando a gente fala desse assunto em todo instante, a gente está dando, de novo, a oportunidade de nós ficarmos, na nossa sociedade, dividindo um assunto que não é um assunto dos brasileiros”, afirmou Alcolumbre.
Segundo matéria da Agência Brasil, o senador argumenta que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser tratada de forma estritamente jurídica, sem contaminar o ambiente político do parlamento.
“Ter a compreensão e a confiança que no Judiciário isso se tratará dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira e pelas leis, com imparcialidade, com cautela. Não é adequado transformar isso em procedimento político”, completou.
As declarações de Alcolumbre vem após as mobilizações de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional para articular a pautação do projeto de lei da Anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente depredaram as sedes dos poderes, em Brasília, exigindo um golpe militar no Brasil.