Através das redes sociais, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, anunciou a criação do Salcine – Polo de Audiovisual de Salvador. O projeto envolve o desenvolvimento de oficinas e depósitos, estúdios de cinema, locadoras, escritórios, escola de cinema e áreas externas, sendo uma espécie de Projac soteropolitano, na antiga Fábrica São Braz, no bairro de Plataforma.

“Qual outra cidade no mundo terá estúdios de cinema de frente para o mar? Hoje celebramos um marco importante para Salvador: iniciamos a desapropriação da área que será transformada no nosso Polo de Cinema, os Estúdios Salvador, no coração do Subúrbio Ferroviário, na antiga Fábrica São Braz, em Plataforma”, anunciou o gestor nesta segunda-feira (16).

Ainda segundo Tourinho, foi realizada uma visita técnica no ano passado para identificar a área, provocar o mercado de players e conseguir o investimento, agora dando luz verde ao projeto. “Um projeto estratégico que promete potencializar nossa economia criativa, criar um novo eixo de crescimento para toda a cidade, gerar centenas de empregos e consolidar Salvador como novo centro nacional na produção audiovisual”, afirma.

Com o objetivo de fomentar a indústria cinematográfica baiana e nordestina, o projeto pretende se equiparar à potência do eixo sudestino. “Em 5 anos, o cinema será um dos mais importantes setores industriais da economia de Salvador, e estamos construindo este futuro com oportunidades e crescimento para todos. O projeto prevê também uma nova sala pública de cinema para exibição de filmes, assim como uma escola de audiovisual para a região”, conclui.

 

Bahia.ba