O supervisor também expôs as dificuldades operacionais das equipes de campo. “Infelizmente, as pessoas têm dificuldade de informar o endereço correto. Nossas equipes dispõem de celular com ligações ilimitadas e são orientadas a ligar para o cidadão, mas as pessoas não atendem chamada normal, só querem atender via WhatsApp”. Segundo ele, isso gera desencontros e atrasa o serviço.
Ricardo Santiago (Enel X) complementou os dados, anunciando a inauguração da loja física de atendimento até o dia 10 de dezembro, uma demanda recorrente dos vereadores. Ele informou que a modernização já gerou 50% de economia na conta de energia do município e explicou a questão técnica da luminosidade: a troca das lâmpadas de vapor de sódio (400W, baixa eficiência) por LED (100W, 90% de eficiência) segue a norma NBR 5101, embora cause estranheza inicial pelo tamanho reduzido das luminárias.
Cobranças
O vereador Luciano Almeida criticou a “intermediação política” no serviço, defendendo que o atendimento deve chegar ao cidadão sem precisar de vereador. Ele apontou escuridão crítica na região da Praça do Senai, Rio Branco, Quintino Bocaiúva e no trajeto dos estudantes da FATEC. Luciano também sugeriu que a PPP assuma a iluminação de Natal, criticando o modelo atual, e cobrou o posto de atendimento presencial.
A vereadora Luma Menezes reforçou a pauta natalina e turística, citando o exemplo de Conceição do Coité e seu “Natal Luz” como modelo. Luma questionou sobre o cronograma do projeto Smart City, cobrou clareza nos protocolos internos e solicitou a prestação de contas da Zona Azul.
A proponente, vereadora Jaldice Nunes, focou na segurança pública e na qualidade das lâmpadas, citando o exemplo da rua do fundo do Hotel Áster ( loteamento Frei Leão), onde as novas luminárias parecem “caixinhas de fósforo” em vias largas. Jaldice questionou quem fiscaliza a conta da Coelba e alertou que a periferia e a zona rural são as que mais sofrem com a insegurança.
O vereador Noberto Alves (Bebé) alertou que o aplicativo e o site não funcionam na zona rural pela falta de sinal de dados e sugeriu a criação urgente de um WhatsApp, corroborando a fala técnica de Marco Aurélio sobre a preferência da população por esse canal. Bebé também propôs agrupar demandas por distritos (como Riacho da Guia e Boa União) para otimizar o deslocamento.
O vereador Edy da Saúde reconheceu a melhora na qualidade geral e elogiou o secretário Cláudio (“prata da casa”), mas solicitou um canal de comunicação direto para os vereadores agilizarem as respostas à população.
O vereador Anderson Xará parabenizou o serviço, afirmando que suas solicitações via 0800 têm sido atendidas. Ele pontuou que a retirada dos antigos refletores causou um impacto inicial, mas era necessária pela segurança, citou demandas no Tombador.
O líder do governo, José Edésio, focou na necessidade de extensão de rede, questionando sobre a instalação de novos braços em postes distantes que geram pontos de escuridão. Ricardo explicou que há um número finito de créditos contratuais para expansão, exigindo triagem técnica da SEMAN.
A empresa se comprometeu a estudar a implementação oficial do WhatsApp, distribuir ímãs com o 0800 e dialogar com o Executivo sobre o aditivo para o Smart City.
O vice-presidente da Casa, vereador Caio Ramos, que exercia a presidência no final dos trabalhos, encerrou o debate reafirmando o papel do Legislativo. “Esta Casa está aberta para os senhores, é aqui que a gente, de fato, debate os interesses da população”, declarou.
Caio Ramos agradeceu a presença do secretário Cláudio Espinheira, de Ricardo Santiago e de Marco Aurélio Bispo e também pelos esclarecimentos sobre a PPP da Iluminação Pública.
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Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas
Fotos – Jhô Paz