[sg_popup id=”11418″ event=”inherit”][/sg_popup]O prefeito de Inhambupe, Fortunato Costa, popularmente conhecido como Nena, se tornou oficialmente réu em um processo por crime ambiental. Na segunda-feira(11) o desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva acatou denuncia protocolada pelo Ministério Público da Bahia(MP-BA).
De acordo com a denuncia do MP-BA datada de 2007, o frigorífico Costa Andrade LTDA, de propriedade de Nena, despejava dejetos no rio Inhambupe, provocando danos ambientais. Já em 2010, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou inspeção técnica e verificou que o frigorífico descartava sangue e restos de animais no Rio Inhambupe, aplicando, inclusive multa à empresa, além de exigir a correção imediata do problema. Para o MP a empresa e seu proprietário investigados causaram poluição em níveis tais que poderiam resultar em danos à saúde humana ou a mortandade de animais, através do lançamento de resíduos líquidos em desacordo com as exigências legais.
Como a denuncia é datado de 2007, antes de Nena assumir seu mandato como prefeito, o desembargador negou o foro privilegiado, remetendo os autos do processo à Vara Criminal da Comarca de Inhambupe.