Sindicato dos professores e Governo Municipal voltaram a se reunir na tarde de hoje(10) para negociarem um acordo e colocar fim à paralisação dos professores que já dura 8 dias. A categoria cobra o pagamento do precatórios do FUNDEF, a restituição de valores relativos a sobras do FUNDEB e a implementação do novo piso salarial do magistério.
O prefeito Joaquim Neto(PSD) que participou da reunião acenou com o pagamento dos precatórios. Ficou decidido que um projeto de lei autorizando o município a pagar os R$ 48 milhões relativos aos precatórios deve ser enviado à Câmara de Vereadores. Os vereadores já acenaram que devem votar rapidamente a matéria. Após isso, o Governo fará o empenho do recurso para pagamento. Por decisão do prefeito, todos os professores da rede pública municipal que atuaram de 1998 até o momento terão direito a uma fatia destes recursos de forma proporcional ao tempo de serviço e a carga horaria trabalhada.
Em conversa com o News Infoco, o sindicato viu como um avanço a reunião realizada hoje, porém indicou que as outras pautas ainda precisam ser discutidas. Diante disso, uma nova Assembleia da categoria será realizada na próxima segunda-feira(14) pela tarde. Antes, pela manhã, uma nova reunião com o Governo deve deliberar sobre restituição de valores relativos a sobras do FUNDEB e a implementação do novo piso salarial do magistério.
Por Caio Pimenta para o News Infoco