Na noite deste domingo(28), o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto(PSD), anunciou, por meio das redes sociais, que Alagoinhas, seguindo o decreto estadual, prorrogará o lockdown na cidade por mais 48 horas, a partir desta segunda-feira(01).

O toque de recolher que se inicia as 20 horas até as 05 horas do dia seguinte também será mantido até o dia 08 de março.

Confira abaixo a lista de tudo o que pode ou que está proibidos nos próximos dias:

  • Locomoção noturna 

Está proibida o trânsito e permanência de qualquer pessoas em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, de 01 de março até 08 de março de 2021, em todo o território baiano

  • Ida até serviços essencias

O deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência está permitido

  • Locomoção noturna de profissionais

A probição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

  • Funcionamento do comércio

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência, às 18h30, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

  • Bares e restaurantes

 Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 24h.

  • Transporte

Terminais rodoviários, metroviários, aquaviários e aeroviários, bem como o deslocamento de funcionários e colaboradores que atuem na operacionalização destas atividades fins funcionam, assim como as atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

  • Feiras, saúde e comercialização de gêneros alimentícios

Ficam autorizados, de 01 de março até às 05h de 03 de março de 2021, somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

  • Atividades em órgãos estaduais

As atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto,.

  • Delivery 

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres só poderão operar de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery) até às 24h.

  • Prática de esportes

A prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 01 de março ao dia 08 de março de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

  • Atividade Industrial 

Excepcionalmente, ficam autorizados, durante os períodos de restrição os serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores.

  • Eventos

Ficam suspensos eventos e atividades independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, durante o período de 01 de março a 08 de março de 2021.

  • Atos religiosos

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30% (trinta por cento).

  • Cirurgias

Ficam vedados, durante sete dias, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades hospitalares de saúde públicas e privadas.

  • SAC

Ficam suspensos, no período de 01 de março até às 5h do dia 03 de março de 2021, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC em todo Estado da Bahia.

Na mensagem o prefeito também avisou que nesta segunda-feira haverá a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com 90 anos ou mais que receberam a primeira dose nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro. A aplicação da segunda dose da vacina será feita no ponto de vacinação localizado ao lado do estádio Carneirão.

Por Caio Pimenta para o News Infoco