Os servidores municipais de Alagoinhas, após assembleia realizada na manhã de hoje(22), decidiram por fim a greve que já durava 22 dias. O sindicato reivindicava um aumento salarial de 22% e o pagamento imediato dos precatórios do FUNDEF aos professores.

Após a Justiça homologar o acordo entre prefeitura e sindicato, o prefeito Joaquim Neto assinou a ordem de pagamento para os professores dos valores referentes aos precatórios, um montante que chega a R$ 53 milhões. Os pagamentos começam a ser efetuados a partir de amanhã(23). Além disso, na manhã de hoje o Governo ofereceu um aumento salarial a todas as categorias de 8%, sendo 4% retroativo a maio e outros 4% a partir de setembro deste ano, além de um aumento no valor pago no vale alimentação que passa para R$30,00/dia e no auxilio material escolar que terá um reajuste de 33,3%. O Governo também se comprometeu a conceder um novo auxilio aos servidores municipais, o auxilio funeral, que deve contemplar não só os servidores como os seus dependentes. As novas concessões foram o suficiente para que a maioria dos presentes na Assembleia votassem pelo fim do movimento paredista.

No inicio da manhã, durante entrevista concedida ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100.5 FM, o prefeito Joaquim Neto falou do compromisso da gestão com a valorização dos servidores. Ele comparou o montante dos precatórios do FUNDEF como uma ‘um premio de mega sena que estava sendo distribuído aos professores’ , após o reajuste de 33,24% no valor do piso salarial da categoria. De acordo com ele, esses pagamentos irão fomentar ainda mais a economia da cidade, já que é esperado que parte destes valores sejam gastos pelos beneficiários no comércio local.

Por Caio Pimenta para o News Infoco