A Prefeitura de Alagoinhas tem um plano inédito de requalificação das unidades de saúde, com o objetivo de assegurar condições adequadas de funcionamento em toda a rede municipal. A iniciativa contempla reformas completas, desde a estrutura física até a parte hidráulica, elétrica, telhado, pintura, esgotamento sanitário e instalações de cabeamento de informática.

De acordo com o secretário de Saúde, Virgínio Pereira, o primeiro passo da gestão foi fazer um diagnóstico, que identificou as intervenções necessárias. “Nós diagnosticamos essas necessidades e começamos a agir desde o primeiro momento. Já requalificamos a UBS Maísa Teles, que atende à comunidade da Rua do Catu, e a USF de Alagoinhas IV. Além disso, realizamos pequenos reparos em diversas outras unidades. Agora, estamos executando um plano de requalificações corretivas que certamente terão um impacto positivo na saúde de Alagoinhas”, afirma.

No início de setembro começarão as reformas completas das unidades do Petrolar I, São José Operário, no bairro de Santa Terezinha, e Miguel Velho. As ordens de serviço para essas obras já foram assinadas. Também estão previstas, nos próximos meses, as requalificações da Flávio Cavalcante e Sagrada Família, no Mangalô, e de Narandiba. Para essas intervenções será investido aproximadamente R$1,3 milhão, proveniente de recursos próprios do município, parte por meio de emendas parlamentares e de parceria público-privada.

Segundo o secretário, a proposta é estruturar dois tipos de manutenção: a corretiva, que está sendo priorizada para atender às exigências sanitárias mais urgentes, e a preventiva, que vai garantir a manutenção do padrão de qualidade das unidades a médio e longo prazo.

Paralelamente às obras de recuperação, a Prefeitura está investindo na ampliação da rede de saúde, com a construção de duas novas unidades – a 2 de Julho e a da Calu – além da implantação de um CAPS III. Outro avanço é a reforma do Centro de Cirurgias Eletivas, que deve ser reaberto até o final de setembro.

O prefeito Gustavo Carmo destaca a importância da iniciativa para a população. “Investir na saúde é investir na qualidade de vida das pessoas. Estamos recuperando unidades que precisavam de intervenções, construindo novas estruturas e garantindo que a população seja atendida em ambientes adequados e seguros. Esse plano é fundamental para fortalecer a rede municipal e melhorar o atendimento à nossa gente”, ressalta.

Para Virgínio Pereira, o impacto desse trabalho será sentido em todo o município. “Estamos falando de um considerável plano de requalificação da saúde de Alagoinhas. É um compromisso da gestão com a dignidade dos usuários e com a valorização da saúde pública”, completa.