A prefeitura intensificou, esta semana, as ações de combate à dengue no município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, só este ano, bloqueios foram realizados em Santa Terezinha, Praça Kennedy, centro, Inocoop III, Papagaio e Cachorro Magro.

As ações não são pontuais. De acordo com a coordenação da Vigilância, para evitar as casas fechadas e reduzir os índices de infestação nos pontos críticos, os agentes têm trabalhado também aos finais de semana.

No último sábado (15), as equipes foram mobilizadas para o distrito de Boa União e, nesta segunda-feira, os agentes de endemias estiveram no Silva Jardim para mais um bloqueio de combate à dengue.

“Esses bloqueios acontecem quando recebemos notificações de casos confirmados ou suspeitos de dengue na localidade. Se há casos confirmados, a equipe vai e faz o bloqueio. É um plano de ação para minimizar os riscos de contato com mosquitos possivelmente contaminados. O bloqueio funciona em um raio de 100 metros da residência em que foi registrado o caso”, explicou a coordenadora de endemias Telma Pio.

Segundo ela, as ações de bloqueio envolvem o trabalho focal, com agentes nos imóveis e depósitos, e também o perifocal, em pontos estratégicos. De acordo com a Vigilância, além de atuar eliminando possíveis criadouros, a equipe segue com bombas motorizadas, trabalhando na pulverização espacial de inseticida em logradouros adjacentes às áreas onde foram registrados casos de dengue.

Embora os índices do município não caracterizem um surto ou uma epidemia de dengue na cidade, Alagoinhas segue em estado de alerta. Nos 5 primeiros meses de 2019, a Bahia registrou um crescimento de 460% no número de casos prováveis, com relação ao mesmo período de 2018, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do estado (SESAB), e municípios como Feira de Santana e Salvador já apresentaram números alarmantes de casos este ano.

Em Alagoinhas, a Vigilância Epidemiológica informou que a estratégia é unir esforços, conscientizar a população, sobretudo no que se refere à eliminação de focos do mosquito, no período chuvoso, e intensificar ações nos bairros da cidade.

“Temos trabalhado para diminuir as métricas e seguimos continuamente com as equipes na rua”, enfatizou Telma Pio.

A Vigilância comunicou ainda que vai intensificar também as palestras nas escolas. Novas ações integradas entre agentes de endemias, Comissão de Mobilização, Prevenção e Controle da Dengue e comunidade devem ser realizadas já nos próximos dias e a previsão é de que ainda esta semana novos bloqueios sejam realizados pela equipe.

Secom Alagoinhas