A prefeitura de Alagoinhas tem trabalhado com a expectativa de retomo as aulas presenciais na rede municipal de ensino no dia 07 de fevereiro, quando está previsto o inicio do ano letivo 2022.  Apesar da programação, o retorno de fato dependerá dos índices de imunização e o número de casos ativos daqui até lá. A prefeitura de Alagoinhas, diferente do Governo do Estado, em uma ação de cautela, preferiu não obrigar os alunos a retornarem ao formato presencial. As aulas presenciais ocorrem, mas a presença do aluno na unidade é facultativa, podendo o mesmo continuar a acompanhar as aulas de forma online.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto(PSD) que concedeu entrevista ao programa Primeira Mão, da rádio Ouro Negro 100,5 FM, na manhã desta segunda-feira(29), a rede municipal de ensino conta hoje com 14 mil alunos e 80 escolas. Ele garante que todas estão sendo requalificadas pela secretaria municipal de educação para atender aos protocolos sanitários e estarem aptas a receberem os alunos no ano que vem.

O secretário da pasta Gustavo Carmo tem desenvolvido um cronograma de trabalho em que pelo menos uma escola requalificada é entregue por semana. Ontem(28) foi entregue totalmente requalificada a escola municipal Maria de Lourdes, no distrito de Riacho da Guia. A próxima escola a ser reinaugurada é a do povoado do Estevão. As unidades estão sendo reformadas para oferecer um ambiente mais arejado, confortável e seguro para a comunidade escolar.

Dados revelados pelo prefeito Joaquim Neto na entrevista indicam que alunos em salas climatizadas aumentam o seu rendimento em cerca de 40%. Ele elogiou o trabalho do secretário Gustavo Carmo, a quem classificou como “um exemplo de trabalho”.

Além da requalificação de unidades escolares, a SEDUC tem trabalhado para destravar repasses de recursos federais para construção de creches e dado total atenção a melhoria do ensino, usando como referencia o trabalho desenvolvido na cidade de Sobral-CE, detentora dos melhores índices educacionais do país. É nesse intuito que o prefeito, acompanhado do secretário Gustavo Carmo, viajará para Sobral no próximo dia 08 onde participará de um evento promovido pela Fundação Lemann, que desenvolve em parceria com a prefeitura de Alagoinhas o programa “educar para valer”.

Por Caio Pimenta para o News Infoco