A Prefeitura de Alagoinhas realizou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, uma triagem para tratamento de varizes no Centro de Cirurgias Eletivas. A iniciativa vai beneficiar cerca de 300 pessoas, que, estando aptas, já saem da unidade com o procedimento agendado para o período pós-Carnaval.
Durante a triagem, os pacientes são atendidos pelo médico cirurgião, que faz a avaliação clínica e solicita os exames necessários para diagnóstico e preparação para o procedimento. Os exames são realizados no mesmo dia, no próprio Centro de Cirurgias Eletivas, garantindo mais agilidade e comodidade para a população.
Após a avaliação e com os resultados em mãos, os pacientes considerados aptos já deixam a unidade com a data do procedimento definida. Nos casos em que é identificada a necessidade de outro tipo de acompanhamento, a equipe realiza os encaminhamentos adequados, seja para consulta com especialista ou para tratamento específico.
O tratamento oferecido é feito com espuma, uma técnica minimamente invasiva, conhecida como escleroterapia com espuma. O procedimento consiste na aplicação de uma substância diretamente na veia afetada, provocando o seu fechamento. Com o tempo, o vaso tratado é absorvido pelo organismo, melhorando a circulação e reduzindo sintomas como dor, inchaço e desconforto. A técnica dispensa cortes e internação, permitindo recuperação rápida.
De acordo com a enfermeira coordenadora do Centro de Cirurgias Eletivas, Marluce Lima, o trabalho da equipe tem sido reconhecido pelos pacientes. “A gente está tendo um retorno muito positivo. O pessoal aqui é muito bem treinado. A gente já faz esse treinamento de humanização, que eu acho super importante. E essa satisfação da gente também tem esse retorno, de ver a melhora na qualidade de vida das pessoas. Então isso é gratificante demais. A gente tem uma equipe toda engajada nesse mesmo objetivo: o acolhimento e o bom atendimento”, destacou.




























