O sistema drive-thru, montado na Estação de Transporte Alternativo, volta a integrar as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para imunizar o público-alvo da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza. O atendimento será na segunda, quarta, quinta e sexta-feira desta semana, das 8h às 12h. No caso das pessoas maiores de 60 anos  e profissionais da saúde, o serviço de drive-thru também segue sendo oferecido.

Além de criar um fluxo mais rápido de atendimento, o objetivo do sistema é evitar aglomeração de pessoas por conta dos riscos de contaminação pelo COVID-19, uma vez que os usuários não precisam sair de seus veículos para serem imunizados.

Fazem parte do público-alvo desta 2ª etapa da campanha profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico), funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.

Estão na categoria de risco clínico portadores de doença respiratória crônica, de doença cardíaca crônica ou neurológica crônica, pacientes renais crônicos, indivíduos com doença hepática crônica, pessoas com diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias.

Foto: Roberto Fonseca

Vacinação in loco

Com o início da 2ª etapa da campanha, na última quinta-feira (16), a Prefeitura também cumpre um cronograma de vacinação in loco dos profissionais de segurança e salvamento. Para evitar aglomerações, facilitar o acesso e assegurar a imunização a esses trabalhadores, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) leva a equipe às próprias instituições, onde a imunização é realizada.

Após a imunização na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), na quinta-feira (16), equipes se deslocaram, na manhã desta sexta-feira (17), à sede da Guarda Municipal e ao 4º Batalhão da Polícia Militar para a imunização dos profissionais da área de segurança. Estão previstas ações para a vacinação no Grupamento de Bombeiros e no Exército, além de estratégias para imunizar motoristas das empresas de transporte coletivo e caminhoneiros.

Foto: Roberto Fonseca

Fases da campanha

Alagoinhas alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), com relação à população acima de 60 anos, grupo prioritário da ação iniciada em março. No total, 13.408 idosos foram imunizados no município, uma marca de mais de 90% previsto desse público. Cerca de 80% dos profissionais de saúde foram imunizados até o momento.

“O resultado é fruto da dedicação das nossas equipes de saúde, incansáveis, que seguem 100% mobilizadas, e também de um trabalho integrado de conscientização, acompanhamento e articulação com a Vigilância. O índice de cobertura vacinal é um importante indicador de saúde pública, e seguimos com frentes de trabalho para atingir o público-alvo”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Rosania Rabelo.

Na terceira fase, que inicia em 9 de maio, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas; adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental, múltipla) e povos indígenas.

A campanha segue até o dia 23 de maio e a SESAU informa que depende da reposição contínua dos imunobiológicos para assegurar a vacinação. As doses são encaminhadas via Governo Federal e repassadas aos municípios pelos estados. A meta é que sejam imunizadas mais de 41 mil pessoas em Alagoinhas.

Secom Alagoinhas