Com o objetivo de promover a inclusão digital e ampliar o acesso a oportunidades educacionais e profissionais, a Prefeitura de Alagoinhas iniciou ,nesta terça-feira (15), um curso de Informática Básica para beneficiários do Bolsa Família na cidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Líder Cursos.

Para Mario Souza, gerente de Políticas de Emprego, os cursos são essenciais para a inclusão digital e profissional. “Com a formação, jovens e adultos aprendem a utilizar o computador, acessar a internet e manusear programas, habilidades cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Ao oferecer o curso de forma gratuita, a Sedes contribui diretamente para que essas pessoas ampliem suas oportunidades de emprego, desenvolvam autonomia e conquistem um futuro com mais dignidade e inclusão”, explica.

A estudante Juliane de Lima Santos, que demonstrou entusiasmo com a possibilidade de adquirir novos conhecimentos em tecnologia, diz que esse primeiro contato com o curso está sendo muito interessante. “Já tinha feito outros cursos como o de manicure e pedicure, e estou achando esse muito bom. Acho que vai me ajudar a ingressar no mercado de trabalho, com certeza. Esse é um curso básico que todo mundo sempre precisa. Nesses dois dias, a gente está aprendendo como manusear o computador, está conhecendo também as ferramentas de trabalho que são mais usadas como o Word”, diz a estudante.

Durante as aulas, que seguem até setembro, foram ofertadas as noções básicas de informática, como o uso de sistemas operacionais, editores de texto, planilhas, internet e navegação segura, além de habilidades úteis para o mercado de trabalho, nas 40 horas de curso.

“Essa iniciativa é muito importante porque visa à geração de emprego e renda. A aula de informática profissionalizante, como abrange os programas Windows Word, Excel, Power internet, ela ajuda na oportunidade de emprego e trabalho para os jovens, já que a informática é fundamental para o conhecimento e esse é um dos requisitos para empresas usam para selecionar seus funcionários”, comenta Joselito Cardoso Peleteiro, proprietário da Líder Cursos.

O curso foi ofertado para pessoas entre 18 e 29 anos, todas beneficiárias do Bolsa Família, com NIS vinculado a Alagoinhas e com ensino fundamental completo. A ação faz parte de uma série de políticas públicas voltadas à promoção da equidade e da cidadania.